DICAS DO DIA A DIA
REGULAGEM DE FREIOS
A regulagem do freio no sistema hidráulico consiste em fazer que fique sómente fluido nos dutos, para isto faz-se a sangria, sangrar etc. ou seja eliminar bolhas de ar, na roda do carro parte interna existe uma valvula se conectada com uma magueira e ligada a um reservatório para acolher o oleo, é presciso que alguem pise no pedal de freio para bombear o fluido de freio, até que o pedal de freio fique alto, ai solta-se a valvula e o pedal tem que ficar acionado até em baixo, o óleo escoa, fecha-se a valvula e repete-se a operação até o fluido circular. tem que fazer nas quatro rodas. Mas não é vialvel economicamente mesmo porque precisa de duas pessoas, alem do fluido de freio ser tóxico e mancha a roupa.
Agora se quer regular o freio de mão existe uma porca que aciona os cabos(debaixo do assoalho) com a alavanca puxada em meio curso , girar até travar as rodas, dai solta-se o suficiente para que girem livremente deixando uma folga razoavel,aciona-se a alavanca ao curso total e verifique se trava bem as rodas, se não aperte mais a porca, caso não resolva é nescessário substituir as lonas de freio.
MAIS DICAS
VOÇÊ SABIA QUE...
registrar as operações relativas à manutenção preventiva, incluindo o abastecimento de combustível e a substituição de peças, na "Ficha de Custo e Manutenção do Veículo" (Anexo-form. 6), realizando revisões de acordo com o Manual de Propriedade do Carro e/ou a quilometragem abaixo especificada:
a. pastilhas de freio: 15.000km;
b. amortecedores: 30.000km;
c. velas: 15.000km;
d. óleo do motor: 5.000km;
e. revisão do motor: 10.000km;
f. rodízio de pneus: 15.000km;
g. alinhamento e balanceamento: 20.000km;
h. caixa de direção (hidráulica): 15.000 a 20.000km;
i. filtros: a cada duas trocas de óleo;
j. lonas de freio: 30.000km;
l. lavagem completa e lubrificação: a cada 02 meses.
MANUTENÇÃO DE CARRO
meses de dezembro e janeiro são época de viagens familiares e, por isso, queremos destacar a revisão que deve ser feita no seu CARRO antes de iniciar qualquer viagem.
A primeira coisa é ter certeza de que os documentos do carro e do motorista estejam em dia. Mas algumas dicas de manutenção também devem ser observadas e seguidas nesse momento:
Lubrificante
Siga as recomendações do fabricante do veículo quanto às trocas de óleo. Isso pode resultar em economia de lubrificante e combustível e também num prolongamento da vida útil do motor do seu carro.
Filtro de óleo
A manutenção do filtro de óleo deve ser feita de acordo com o indicado pelo fabricante do veículo. Mas a dica é que a troca do filtro seja feita a cada troca de óleo, para garantir suas funções principais.
Água e fluido do radiador
Use uma combinação de água e fluido refrigerante no sistema de arrefecimento. Ela vai manter a temperatura ideal do motor e evitar ferrugem e vazamentos no sistema.
Fluidos de freio
Confira se o sistema de freios está devidamente regulado e conservado e verifique o nível do fluido de freio do reservatório. Se o pedal de freio estiver mais baixo ou a luz de freio do painel estiver acesa, procure um mecânico.
Pastilhas e lonas
As pastilhas e lonas gastas diminuem a capacidade de frenagem, então, lembre-se de verificar o estado delas constantemente.
Filtro de ar
Fazer a manutenção do filtro de ar pode evitar consumo excessivo de combustível ou baixo rendimento do motor.
Pneus
Calibre uma vez por semana, na pressão indicada pelo fabricante do seu carro; faça o rodízio, alinhamento e balanceamento das rodas a cada 5 mil km; evite excesso de carga; mantenha as válvulas tampadas e sempre examine o sulco do pneu. Quando for fazer troca dos pneus, use o mesmo tipo e marca de pneus por eixo.
Filtro de combustível
Esse filtro retém as impurezas em suspensão na gasolina ou álcool. A troca deve ser feita conforme recomendação do fabricante: em veículos carburados a troca deve ser feita entre 8 e 15 mil km e em veículos com injeção direta, entre 15 e 40 mil km.
SUSPENSÃO
Cuidados são necessários com a suspensão do carro
A suspensão desempenha um papel importante no veículo - manter os pneus em contato com o chão, garantindo a estabilidade do carro, e absorver os impactos do veículo com o solo, proporcionando conforto aos ocupantes.
A suspensão desempenha um papel importante no veículo - manter os pneus em contato com o chão, garantindo a estabilidade do carro, e absorver os impactos do veículo com o solo, proporcionando conforto aos ocupantes. Para que essas funções sejam cumpridas eficazmente, os componentes do sistema, como amortecedores, molas e braços, entre outros, precisam estar em bom estado de conservação.
Caso os componentes do sistema de suspensão estejam comprometidos, a não substituição deles pode provocar o desgaste dos pneus e, pior do que isso, comprometer a estabilidade do veículo, prejudicando a sua dirigibilidade e podendo provocar acidentes graves. Para evitar maiores problemas, o proprietário deve seguir as orientações do manual do proprietário e submeter o veículo a revisões e manutenções periódicas.
Outra dica para garantir uma boa dirigibilidade é ficar atento aos sinais provocados pelo desgaste nos componentes da suspensão. Ao menor sinal de ruído é aconselhável procurar um mecânico, pois os componentes do sistema podem estar com folga excessiva.
A perda de estabilidade, principalmente em curvas acentuadas - casos em que os pneus podem "cantar" - também indica problemas. Os mecânicos orientam fazer uma verificação periódica das buchas de borracha e dos braços oscilantes.
Quanto aos amortecedores, é importante observar a sua durabilidade - em média, de 40 mil quilômetros. Ao substituir os amortecedores, é recomendável também trocar o jogo de molas. Os técnicos em mecânica aconselham não comprar amortecedores recondicionados, informando que podem até piorar o desempenho da suspensão. Não esqueça de verificar o estado dos pneus e faça periodicamente o alinhamento e o balanceamento do veículo. Se os pneus apresentam desgaste irregular, também são indicativos de problemas no sistema.
VOÇÊ SABIA ?
Revisão geral do sistema de freio,direção e suspensão é recomendado ser feita a cada 5.000Km.